4 de fevereiro de 2015

Como tirar 1ª habilitação e perder o medo de dirigir

Olá pessoal, tudo bem?

Estive conversando com muitas amigas e descobri que vivemos em um mundo moderno, mas ainda estamos presos aos medos do passado. A correria do mundo atual é constante e é necessário que nos adaptemos para não ficarmos ultrapassados. Tenho muitas amigas que são mulheres independentes e realizadas mas que não conseguiram superar o medo de dirigir. Até pouco tempo eu também fazia parte desse grupo, mas tomei coragem e resolvi mudar minha história. Vou compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudaram muito e espelho que também possa ajudá-los.

1ª etapa: escolha da auto escola

As propagandas nos bombardeiam todos os dias, mas na hora de escolher a auto escola, procure com amigos e conhecidos que já tenham passado por esse processo e compare as opiniões porque nem sempre a mais cara é a melhor. Antes de se matricular, peça para assistir um pouco da aula teórica para ver se consegue se adaptar ao método de ensino do professor. Depois de escolhida a auto escola, faça a matrícula e você receberá um documento (DUDA) que deverá ser pago e a auto escola irá marcar sua ida ao Detran para entrega de documentos.

2ª etapa: entrega dos documentos e exames médico e psicotécnico

Você deverá levar os documentos ao Detran em data e horário marcados e marcar o exame médico e psicotécnico (alguns postos do Detran fazem estes exames e você poderá fazer tudo no mesmo dia). É bom estar calmo porque demora, pois não são feitos de forma rápida.

3ª etapa: prova teórica

Depois da aprovação nos exames médico e psicotécnicos, é hora de se dedicar às aulas teóricas. Não tenha medo nem vergonha de perguntar, porque o(a) professor(a) está lá para isso. É melhor esclarecer as dúvidas, por mais simples que possam ser, do que não saber o que fazer, tanto na prova, quanto no trânsito. Faça anotações e bastantes simulados que se encontram disponíveis no site do Detran.

4ª etapa: prova prática

A prova prática consiste em estacionar (baliza) e percurso. Nas aulas práticas, faça todas as perguntas que quiser. Esclareça todas as suas dúvidas e faça tudo que seu instrutor disser, pois ele é capacitado para isto. As auto escolas disponibilizam um simulado para ser feito na véspera da prova. Como tudo é pago, geralmente o simulado é 3 vezes o valor de cada treino, mas vale apena, porque você vai treinar no local da prova e vai fazer tudo o que deverá ser feito na prova. Uma dica importante: quando o instrutor estiver fazendo a demonstração do percurso, filme toda a explicação; desta forma fica mais fácil lembrar o que deve ser feito na prova. Nem adianta falar para dormir bem e manter a calma porque ninguém consegue dormir direito nem tampouco ficar calmo, mas tente administrar o medo e nervosismo, se for o caso, consultar um médico e pedir um calmante pode ajudar.

Ainda há a polemica sobre o uso do simulador de aulas praticas, porque a maioria das auto escolas ainda não disponibilizam deste recurso e estão reclamando na justiça sobre os custos do mesmo.

Olha só o incentivo que meu marido me meu para tirar a habilitação:



Nunca pensei que um dia fosse conseguir vencer meu medo de dirigir, mas eu consegui e tenho a certeza que você também vai.


Acredite que você é capaz, peça forças a Deus que tudo vai dar certo!

Beijinhos e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário